Hoje vou escrever sobre a terra do meu pai – o Ceará. Mas vou comentar sobre um lugarzinho escondido, que pouquíssimas pessoas conhecem, que fica no alto da montanha, na região serrana do Maciço do Baturité, a pouco mais de 100 km de Fortaleza.
É um lugar muito encantador. Lamentavelmente, não tenho fotos da região. Apenas fotos minhas mas, que não dão pra ver como é o lugar.

alberto-chines-blog
Esta foi tirada em frente à pousada em que ficamos

Fui lá com uma amiga com quem cheguei a namorar alguns meses. É um lugar muito perto do Olimpo, podem crer. É inacreditável, que em pleno sertão do Ceará, a temperatura chegue a 12 ou 15°C no mês de julho. Tenho uma foto apanhando uma flor, ao amanhecer, quando estava neblinando. Quando achar esta foto publicarei aqui.
Mas eu falei, falei, falei e não disse ainda de onde é que eu estou falando não é? Estão curiosos? Pois bem, eu vou dizer.

O nome deste lugar é Guaramiranga. Na época em que eu fui, há mais de 20 anos, o lugar era totalmente selvagem. Só havia uma ou duas pousadas. Ficamos numa pousada muito aconchegante cujo nome não mais recordo. Mas o final de semana que passamos lá foi inesquecível. O nome dela, salvo engano era Lúcia e, gostaria muito que ela lesse isso.

Cheguei em Fortaleza pela manhã e fomos direto para lá de carro. Para chegar lá pode-se escolher um dos dois caminhos a seguir. Ou vai pela CE 60, passando pelas cidades de Pacatuba, Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba e Baturité, chegando então a Guaramiranga, ou vai pela CE 65 passando neste caso pelas cidades de Maranguape, Palmácia, Pacoti, para ao final, chegar em Guaramiranga. A segunda opção é mais rápida e mais perto com uma distância de pouco mais de 90 quilômetros a partir de Fortaleza. A primeira opção, apesar de mais distante, é mais movimentada pois o acesso é melhor, alem de passar pela encantadora cidade de Baturité, importante cidade cearense e terra natal de Luiz Severiano Ribeiro, o responsável pela criação do Grupo Severiano Ribeiro que já foi um dos maiores grupos de cinema do país.

A pousada era maravilhosa. Pena que não recorde mais o nome dela. Mas passei um final de semana inesquecível lá. É um lugar que se você for até Fortaleza, não deve deixar de conhecer. Pra quem gosta de clima de montanha, é até melhor que a capital do Estado. Clique no link abaixo para mais informações e fotos deste local.

 

Veja a outra postagem sobre este local com várias fotos