Ponta Negra é uma das praias mais famosas de Natal e é, onde se localizam os melhores hotéis da cidade. Um dos mais conhecidos cartões postais da cidade potiguar é o Morro do Careca (fotos abaixo) que se localiza nesta praia. A praia de Ponta Negra fica localizada ao sul da capital.

Eu cheguei a conhecer esta praia na época em que não havia nenhum edifício por lá. Apenas areia e, vizinho do Morro do Careca, a Casa de Hospedes de Ponta Negra, um dos hotéis mais famosos da região que, na época, não tinha muitos. Nesta época (1975), havia também muitas casas de veraneio. Eram casas suntuosas e, claramente, de pessoas ricas. Algumas toda de vidro à beira mar. A Casa de Hospedes eu não recordo mais a sua localização exata mas, ficava, se não na beira mar, bem próximo ao mar, nas proximidades do Morro do Careca que, na época, era permitido o acesso a ele e, muita gente subia até o outro lado onde se encontrava mar aberto, com ondas muito fortes.

Segundo a dissertação de mestrado em arquitetura de Catarina Neverovsky para UFRN (2005), em 1970 a Arquidiocese de Natal inaugurou a Casa de Hóspedes de Ponta Negra com 14 apartamentos.

Morro do Careca
Morro do Careca (visão da ponta negra)
Detalhe das pedras da ponta negra
Visão da praia de Ponta Negra a partir do Morro do Careca