Estive em São Paulo, Capital, entre os dias 08 e 15 de maio de 2017. Viajei pela Gol e curti a capital paulista de modo diferente das outras vezes que tinha estado lá. Andei muito por muitos lugares que antes não visitara como, por exemplo, o Parque do Ibirapuera, onde passei uma tarde agradabilíssima. Tirei fotos, visitei o Planetário, caminhei muito.

Visitei também, ao longo de uma semana que durou a minha estada, alguns barzinhos muito chiques e tomei diversos cafés em algumas das muitas cafeterias encontradas. Uma dessas cafeterias que se destaca é a Santo Pão Boulangerie, localizada na rua Pe. João Manuel, 968 no bairro dos Jardins. É uma cafeteria no estilo francês muito simpática. Veja abaixo a foto de onde fiquei. Note o detalhe dos candeeiros na parede. O interior é também muito agradável mas preferi ficar do lado de fora contemplando a paisagem, num dia muito lindo em São Paulo.

Caminhei pela av. Paulista inteira, pelas ruas Augusta e Oscar Freire onde, nesta última, encontrei uma verdadeira mina de ouro para mim, que tenho dificuldade para comprar sapatos em Recife.

Alerta sobre uma péssima loja

E por falar em sapatos, quero aqui alertar aos desavisados sobre uma empresa que vende sapatos pela internet – a Doctor Pé. Fujam dela.  Fiz uma péssima compra nesta loja. Comprei uma sandália por mais de duzentos reais que dizia ser para pessoas com pés grandes mas, ao receber o produto, tive que mandar um sapateiro fazer uma adaptação. E pior. Seu solado é de casinha de boneca. É extremamente estreito. Mal cabe o dedão do pé. Um sapato normal tem o seu solado com cerca de 11 a 11,5 cm de largura. Este tinha 10,3 cm. Não estou exagerando.

Loja de sapatos especiais

Bem mas isso foi pra dizer e avisar a quem tem a mesma dificuldade que eu tenho, que existe em São Paulo – capital, uma sapataria localizada na rua Oscar Freire, que vende sapatos de números altos. Ela é especializada nisso e só vende sapatos entre os números 44 e 50 para homens ou entre 40 e 43 para mulheres. Trata-se da Sapataria Eurico Max. Há uma outra Eurico em Moema. Vale a pena conhecer. E ela vende também pela internet. Clique no link. Comprei três pares de sapato para mim. O preço é um pouco acima das lojas convencionais mas, pagaria até o dobro para ter um sapato que calce bem e do meu tamanho. Calço 47.

Mas voltando aos passeios que você pode fazer em São Paulo – Capital.

Passeios que vale a pena fazer em Sampa

Parque do Ibirapuera

É um imenso parque na região de Moema. Junto ao parque, na praça Armando de Sales Oliveira, encontra-se a famosa obra arquitetônica do Monumento às Bandeiras. O parque é uma imensa área verde com muitas atrações em seu interior. Dentre elas destaca-se o Planetário e o Pavilhão Japonês. No Planetário você poderá ver gratuitamente, o céu de São Paulo e conhecer alguma coisa sobre astronomia em sessões aos sábados, domingos e feriados nos horários de 10 h, 12 h, 15h e 17 h. Os ingressos podem ser obtidos gratuitamente na bilheteria do local uma hora antes do início da sessão. Nos meses de janeiro, fevereiro, julhe e dezembro, sessões de quarta a domingo e feriados.

Aquário de São Paulo

Um espetáculo muito bonito e interessante principalmente para crianças. Mas certamente, adultos também apreciarão muito. Localizado nas proximidades do Metrô Santos-Imigrantes, Linha Verde. O Aquário fica a poucos metros da estação. O ruim é porque é uma ladeira ao longo de quase toda extensão. O preço é um pouco salgado mas vale a pena pela variedade de animais que você verá. Inclusive um casal de ursos polares, muitos pinguins e cangurus.

 

Bairro da Liberdade

Para quem aprecia a cultura japonesa, esta é uma visita imperdível. E se você gosta de comida japonesa recomendo que reserve um dia, de preferência antes do final se semana pois o preço é mais barato, para visitar o restaurante Tanka. Fica no 1º andar de uma galeria na saída da estação do metrô. A única desvantagem é porque não é servido na mesa. Você tem que levantar-se para pegar a comida que é servida como buffet. Mas a variedade é enorme e a qualidade da comida é ótima.

Rua 25 de março

Para fazer compras não existe lugar melhor. Là você encontrará de tudo e a preços bem populares. Se tiver um tempinho, não deixe de ir no 9º andar da Loja Niazi para tomar um cafezinho e comer alguma coisa descansando um pouco do estresse de caminhar no meio de uma multidão. Lá encontrei uma ótima oferta de malas. Comprei uma grande para poder trazer as coisas que comprei como os três pares de sapato da Loja Eurico Max. Abaixo uma foto com a visão da 25 de Março, tirada da janela da lanchonete da casa Niazi no 9º andar.


Mercado da Cantareira

Outro passeio imperdível é no Mercado da Cantareira, onde você encontrará as comidas mais variadas e poderá provar gratuitamente uma dezena de frutas da época que lhe serão oferecidas pelos vendedores nas barracas. E não deixe de aproveitar para tomar uma cerveja bem gelada e comer um delicioso e avantajado bolinho de bacalhau no bar Hocca que fica no primeiro andar.

Bar da Dona Onça

Um barzinho no centro de São Paulo, na av. Ipiranga no edifício Copan, muito conhecido em São Paulo. O bar é muito concorrido e você tem que ficar um tempo do lado de fora esperando. Mas, enquanto espera, pode tomar uma cervejinha com algum tira-gosto. Lá dentro você avista logo o lema do bar: “Durante todo o tempo que você permanecer aqui seremos responsáveis pela sua felicidade.” Achei isso genial. E eles são responsáveis mesmo. Marlene, a garçonete que nos atendeu, foi atenciosíssima. Comi uma rabada e bebi, além de duas cervejas um drink maravilhoso – Negroni – à base de Gim, Vermute Rosso e Campari. Abaixo algumas fotos do local. A primeira é na parte externa onde aguardamos nossa vez de entrar, a segunda é já no interior almoçando e a terceira é o flagrante de uma coisa que só vi lá neste bar: o café é coado na mesa. Achei isso fantástico!

 

Anúncios