Barra de São Miguel
barra-sao-miguel-2mark

Cidade localizada no litoral norte do Estado, na periferia de Maceió, AL, distante de Recife – PE, aproximadamente 305 km. Para chegar você pode percorrer duas rotas: ou pelo litoral ou pela BR-101. A melhor é pela BR-101 pois além de mais curta é também melhor por ser em estrada quase toda duplicada. Se vier pelo sul, após Aracaju, você verá a sinalização para a entrada da cidade.

Fizemos esta viagem no último final de semana de dezembro de 2016.

barra-sao-miguel-1mark

A sinalização em Maceió é a pior possível. Você não vê uma única placa nas ruas. Nem tampouco na BR. Tem que ir na base da adivinhação ou, parando a cada esquina para perguntar. De Recife até entrar em Barra de São Miguel, não vimos uma única placa indicando o caminho. Depois descobrimos que, para quem vem pelo sul (Bahia, Aracaju, etc.) encontra boa sinalização.

barra-sao-miguel-3mark

A cidade conta com uma estrutura razoável de hotéis e pousadas mas tem pouquíssimas opções de alimentação. Um dos melhores locais para refeições é o restaurante da Vila Niquim. Serve bons pratos, não é caro e tem um bom atendimento. Se você tiver sorte de chegar num dia de um bom conjunto musical, ótimo. Senão, melhor pergar suas coisas e ir procurar outro local para comer. Eles servem uma cerveja CERPA bem geladinha e uma deliciosa cachaça alagoana chamada Caraçuipe. Recomendo a Ouro. Já os pratos são variados. Comemos um filé na manteiga delicioso. Mas você pode escolher entre diversas outras opções como peixe, camarão e frango.

 tomando-cerpa-bar-niquimmark

No primeiro dia almoçamos num restaurante de beira de estrada, embora seja na avenida principal da cidade. Comida farta, gostosa e barata. Não tem nome o restaurante mas fica quase em frente a uma das duas únicas praças da cidade.

alberto-barra-s-miguel-mark-teste

Locais que você deve evitar

• Pousada do Gunga. Foi onde ficamos hospedados contratando através do Booking com quatro meses de antecedência. A pousada se localiza na Praia das Conchas, local totalmente afastado do centro turístico da cidade que é conhecido como Barra Mar. É lá onde você encontra um dos melhores hotéis da cidade – o Hotel Vilage. Mas tem também uma ótima pousada quase defronte daquele hotel – Pousada Sete Mares no mesmo custo da Pousada do Gunga e uma estrutura infinitamente melhor.

pousada-gunga1mark
pousada-gunga5mark
pousada-gunga2mark

• Lanchonete Beirute – Local bem modesto onde servem uma pizza muito ruim. Massa azeda, pouquíssimo queijo, demora mais de uma hora para chegar o que você pediu. Enfim, não vale a pena chegar por lá.

• Lanchonete Delícias da  Barra – Péssimo local. Só fomos comer lá pois era o único local aberto na noite do réveillon. Esta é uma outra característica da cidade. Nada funciona em dias de festa ou feriados. Tudo fica fechado mesmo. Mas este local é de péssima qualidade e se não quiser ser lesado, evite. Pedimos um pastel de carne que veio só com ar. O pastel media aproximadamente uns 20 ou 25 cm por uns 10 ou 15 cm de largura mas, pasmem, tinha dentro dele, apenas dois pedacinhos de azeitona e uns 4 ou 5 miolos de carne moída. Mas o miolo era pequeno mesmo. Aproximadamente,2 ou 3 mm de diâmetro cada um. Péssimo. O xburguer, que no cardápio dizia que vinha com queijo, carne, tomate, cebola, etc, veio só com carne, sem nenhuma verdura, ou seja, veio um hamburguer ao invés de xburguer mas, o preço foi de xburguer. Pagamos 10 reais por ele. O fato é que pedimos um xburguer, dois pasteis de carne e dois sucos e pagamos R$ 36,50. Ou seja, pagamos mais do que um jantar e não ficamos satisfeitos.

• Uma coisa que quase todos os restaurantes fazem – falsificar o azeite. Colocam na mesa um vidro de azeite Galo mas, não é autêntico. Todos conhecem o gosto do azeite Galo. O que servem s restaurantes de Barra de São Miguel é óleo de cozinha dentro da garrafa de azeite Galo. Lamentável.

barra-sao-miguel-orla-2mark

A partir das 22 horas, quase nada funciona. Há muitos barzinhos na orla em Barra Mar mas, chegamos lá às 22 horas e todos, literalmente, todos, estavam fechados. Confiram a foto. Isso foi numa sexta-feira, antevéspera do ano novo.

barra-sao-miguel-orla-1mark

No ano novo, rompendo o ano, assistimos a uma belíssima queima de fogos na orla, nas proximidades da pousada onde ficamos. No Cais Municipal. Confira algumas fotos a seguir.

Passeios imperdíveis

  • Praia do Gunga – Uma das praias mais belas do Brasil, incontestavelmente. Ao chegar, você se depara com um bar e restaurante – Mirante, de onde se pode ter uma vista maravilhosa da praia, do coqueiral que cobre uma enorme extensão, com mais de dez mil coqueiros, da Barra de São Miguel, que pelo mar, dista apenas uns 2 km e que você pode contratar um passeio de barco que lhe levará a esta praia e alguns outros locias. Nós preferimos ir de carro. Fica a cerca de 20 minutos de Barra de São Miguel, pela BR. Não perca esse passeio. Você irá se deslumbrar com a beleza do lugar.

Confira abaixo algumas fotos do local.

alberto-p-gunga1-mark

alberto-mirante-p-gunga-mark

coqueiral-p-gunga6mark

coqueiral-p-gunga8mark

coqueiral-p-gunga5mark

alberto-roteiro3-mark

alberto-roteiro5mark

alberto-roteiro7mark

  • Praia do Francês – Uma praia muito movimentada, com uma bela paisagem mas que, não chega nem perto da beleza da anterior. O movimento, lembra muito a Praia de Porto de Galinhas de Pernambuco. Infra-estrutura muito boa, praia muito bem organizada, muitas pousadas, restaurantes e uma bela praia que conta com um quebramar, a exemplo de Barra de São Miguel, fazendo com que o mar fique muito calmo para todos se banharem. Fica também a cerca de 20 minutos de carro pela BR sendo na direção norte.

Confira algumas fotos do lugar.

 alberto-p-frances1-mark
alberto-p-frances3-mark
Anúncios