visitdublin3
St Patrick Cathedral

Denise S. é, entre outras coisas, blogueira e é a proprietária do blog pessoal  Denise’s Planet. Mestre em  Ciências Políticas,  Filosofia e Literatura Francesa e Americana. Ela adora a palavra amor,  produtos de beleza,  muitos sapatos e tudo que torna a vida mais prática, além de aventuras, aprender línguas, viajar, fazer amigos, descobrir novas culturas, dançar, ler, cozinhar, filmes antigos, a pintura e tudo o que torna a vida mais bela e mais feliz!

Bem, ela está inaugurando o Guest Post deste blog. Isso no dia 1º de setembro. Parece bem promissor. Tornou-se uma amiga querida com quem tenho trocado comentários. Poucas são as postagens (se é que existe alguma) em que ela não deixa um comentário lá no blog Verdades de um Ser, de onde este blog surgiu. Como ela vive viajando, lhe pedi para escrever sobre alguma de suas viagens para postar aqui no blog O seu companheiro de viagem. E ela escolheu falar sobre Dublin, a capital da Irlanda, uma das cidades mais belas do mundo. Não a conheço mas sei disso por conta de alguns filmes a que assisti, inclusive há, salvo engano dois na relação de filmes que inspiram viagens postada aqui recentemente. Mas vamos ao Guest Post de Denise. A ela, queremos expressar nossa imensa gratidão.

foto1
Denise em Bushy Park

Visite Dublin!

Dublin, a capital da Irlanda – um lugar lindo, com muita história e cultura! A irlanda deu ao mundo alguns dos melhores escritores, como James Joyce, Oscar Wilde, Bram Stoker, Jonathan Swift, Samuel Beckett, George Bernard Shaw e William Butler Yeats, entre outros (todos e mais podem ser encontrados no Writers Museum). A Irlanda também deu excelentes atores e bandas de rock, como U2 (Bono e The Edge tem um hotel em Dublin – o The Clarence), The Cranberries (de Limerick), cantoras como Enya e Sinéad O’Connor, por exemplo. E lembrem-se das muitas lendas e dos Leprechauns – realmente, um lugar com muita cultura. Vamos visitar a Irlanda, ao menos um pouquinho?

visitdublin5
Government Building à esquerda e Phoenix Park à direita

Um dos lugares mais importantes em Dublin é o Trinity College, onde alguns dos escritores acima mencionados estudaram. É um belo lugar, sente-se muita paz ao redor, cheio de jardins bem cuidados e edifícios históricos. Foi fundado pela Rainha Elizabeth I em 1592. As mulheres iniciaram a estudar lá a partir de 1904. O College tem uma das bibliotecas mais famosos e importantes do mundo, o “The Long Room“, e uma exposição permanente do Book of Kells, um evangelho ricamente pintado, com manuscrito em latim.

visitdublin2
A Longa Sala (Long Room) no Trinity College
Dublin door1
Uma das famosas portas de Dublin

Depois de visitá-lo, você pode ir até a loja, onde você vai encontrar decoração típica irlandesa e livros, é claro, broches de prata, colares e muito mais. É muito bonito lá! O padroeiro da Irlanda é St Patrick e no dia 17 de março há um desfile ao longo da cidade, que comemora seu santo, o Dia de St Patrick. A catedral St Patrick também dever ser visitada, com os seus jardins fantásticos, onde você encontra mesas e cadeiras para sentar e ler um livro – é o que muitas pessoas fazem. Outro dia importante é o Bloomsday, em 16 de junho . Ele é dedicado ao personagem principal do famoso livro de James Joyce, Ulysses. O Blommsday recria a caminhada da personagem em um dia em torno de Dublin. Você também pode visitar o pub onde a mãe de Joyce nasceu, o The Vaughn.

A cidade tem muitos museus, como museus de whiskey e The Irish National Gallery of Art, com pintura tradicional irlandesa, bem como contemporânea. Há o Museu Nacional da Irlanda, também, e você também pode visitar os prédios do governo. Visite também a Guinness Brewery e saiba como eles produzem a famosa cerveja! Os bares – pubs – são outra atração na cidade. Há muitos, alguns com música tradicional irlandesa. Parques: a cidade tem muitos parques! Há o famoso Phoenix Park, um dos maiores parques fechados na Europa, e Bushy Park, por exemplo, com belas trilhas e até mesmo uma cascata. Também vale a pena visitar The Custom House ao longo do rio Liffey, com uma bela arquitetura e perto você vai encontrar a ponte Ha’Penny, chamada assim por causa do pedágio cobrado quando foi construída em 1816. Você vai ter muita diversão no bairro boêmio de Temple Bar, com o próprio Temple Bar dominando o lugar! Beba um pint de Guinness lá!

Veículo viking para tour em Dublin
Barco sobre rodas para tour em Dublin

Agora, shopping – comprar na Irlanda tem boas alternativas! Como ir para a mais famosa rua comercial de Dublin – a Grafton Street. Você vai encontrar grandes lojas lá, com produtos para a casa, banho, marcas famosas, etc… As melhores lojas para compras: The Body Shop, Marks & Spencer, Lush, River Island, Karen Millen, Vero Moda, Next, Ted Baker e muitas outras 🙂 Também marcas irlandeses e então … Brown Thomas. Ela vende todas as principais marcas de luxo. Prada, Louis Vuitton, Chanel, Dior, e mais, inclsuive produtos gourmet e artigos para cozinha – a loja tem muitas coisas excelentes! Dublin também tem muitos centros comerciais, então prepare-se para comprar! Na Grafton Street você também pode descobrir bandas muito boas – você pode até mesmo comprar seus CDs lá!

visitdublin6
O’Neill’s pub (Famoso bar em Dublin)

No final da Grafton Street você vai encontrar St Stephen Green, um parque público da cidade, que abriu em 1880. A arquitetura georgiana em Dublin é notável, e a cidade também é famosa pelas portas de algumas casas. Há ainda calendários e livros sobre isso: As Portas da Dublin. O transporte em Dublin é muito bom, com bons ônibus de dois andares e o LUAS (em Dublin) e os trens DART. O DART (Dublin Area Rapid Transit) pode levá-lo para os arredores de Dublin, onde você pode ver o mar – como o maravilhoso porto de Dun Laoghaire.

visitdublin9
Dun Laoghaire

Comida: Dublin tem muito bons restaurantes, com deliciosas coisas para experimentar, como o coleslaw (repolho e salada de cenoura), soda bread (pão tradicional) e fruit scones (uma espécie de muffin… e pão). Você vai gostar deles! Há muito mais para ver, conhecer e visitar, como o Castelo de Dublin e talvez um passeio no Viking Splash Tour (um barco sobre rodas), passeios no Fiacre (carruagem puxada a cavalo) e muitos outros museus, mas aqui estão as principais atrações, no meu ponto de vista, principalmente se o tempo for curto para visitar toda a cidade! Dublin vale muito a pena!

Todo o texto deste post, desde a foto dela no início até aqui foi escrito por Denise S. do blog Denise’s Planet. Qualquer informação aqui contida é de responsabilidade dela, exclusivamente.

visitdublin1
Trinity College
visitdublin7
O Temple Bar (Outro famoso bar em Dublin)
visitdublin4
Vaughan’s Bar (Mais um dos bares em Dublin)
visitdublin8
Shopping, building downtown, Grafton St

Obs. As fotos são todas de autoria de Denise S.

Anúncios