Visitando o blog Vontade de viajar, encontrei uma postagem que me inspirou pra compartilhar com vocês a minha experiência no cinema e oferecer uma lista de 21 filmes que inspiram qualquer um a viajar.Se encontrar algum deles, não deixe de ver pois você não se arrependerá. Vamos então à lista.
Obs. Todos os filmes citados eu já assisti a eles. Para alguns já fiz comentários no blog Verdades de um Ser. Neste caso, você encontrará um link no nome do filme direcionando para os meus comentários lá.

1. Indiana Jones (toda a série)

A série é formada por quatro filmes. O primeiro, e que fez um sucesso estrondoso, foi “Os caçadores da arca perdida”, no qual, Indiana Jones, um professor de arqueologia se transforma num destemido e ousado aventureiro que enfrenta os nazistas em busca da arca que Salomão construiu para o templo consagrado a Deus.Os nazistas também procuram a arca pois Hitler acredita que a sua posse fará de seus homens, invencíveis. O filme é rodado na Inglaterra, La Rochelle, Tunísia, Havaii e Califórnia e lançado em 1981.
No segundo filme, Indiana Jones e o Templo da Perdição. Todos os filmes da série são protagonizados por Harrison Ford e dirigidos por Steven Spielberg. O terceiro é Indiana Jones e a última cruzada e o último é Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.

2. Vicky Cristina Barcelona
Trata-se de um filme belíssimo de Woody Allen, em coprodução Estados Unidos e Espanha, estrelado por Penélope Cruz, vicky cristina barcelonaScarlett Johansson, Rebecca Hall e Javier Bardem, lançado em 2008. O filme conta a história de Vicky e de Cristina, duas amigas com concepções totalmente opostas sobre o amor e sobre a vida, que viajam juntas para Barcelona, Espanha. Vicky, que é muito conservadora, faz um mestrado sobre a cultura espanhola e Cristina, muito aventureira, ainda não encontrou seu caminho. Lá conhecem Juan Antonio, um artista extravagante, que fora casado com Maria Elena, uma mulher
muito temperamental. Está formado o triângulo ou quarteto amoroso que renderá momentos de grande tensão e de muita diversão. Veja o trailer clicando na imagem abaixo.


3. Sete anos no Tibet
Sete Anos no TibetO filme trata da tentativa muito pouco provável de Heinrich Harrer (Brad Pitt), para escalar o monte Nana Parbat, o nono pico mais alto do mundo. Para isto, com seu casamento em crise, ele deixa a mulher grávida e viaja para o Paquistão para cumprir seu objetivo. Alem de não conseguir realizar seu desejo, quando a Inglaterra declara guerra a Alemanha, como ele era austríaco e estava em terras inglesas, é considerado inimigo e é feito prisioneiro de guerra. Após várias tentativa, consegue fugir e se refugia na cidade de Lhasa no Tibet. Sua vida muda completamente e ele, que era egoísta e egocêntrico, torna-se generoso, vindo a ser confidente do Dalai Lama. Veja o trailer do filme clicando na imagem abaixo.

4. A vida secreta de Walter Mitty
walter mittyFilme maravilhoso, belíssimo, que apresenta a história de um funcionário da Revista Life responsável pela guarda dos negativos das fotos da revista que vive num mundo de fantasia e se inscreve num site de relacionamentos descobrindo que sua colega de trabalho está também no mesmo site e fica interessado. Nesse meio tempo ele recebe de presente um negativo que seria a foto da última capa da revista antes de encerrar suas publicações definitivamente. Ele mantem uma relação muito próxima com o principal fotojornalista da revista – O’Connell – a quem ele precisa encontrar e descobre que o mesmo está na Groelândia, para lá se deslocando e enfrenta inúmeros perigos e dificuldades nessa busca. Uma grande inspiração para várias viagens.

5. Diários de motocicleta
Diarios_de_motocicleta-redFilme que narra viagem realizada pela América do Sul por Ernesto Guevara, estudante de medicina que mais tarde será conhecido como Ché Guevara e um amigo Alberto Granado, ainda jovens. Iniciam a viagem de motocicleta, desde a Argentina, passando pelo Chile, Perú e Cuba mas, no meio da viagem a moto quebra e eles continuam de carona ou caminhando. Na Argentina eles partem de Buenos Aires e passam por Miramar, Pedra da Águia, San Martin de los Andes, San Bernardo, Bariloche, Lago Frias, Villa da Angostura e Mendonza. No Chile passam por Temuco, Lantaro, Freire, Valparaiso, Chuquicanata e o Deserto de Atacama. No Perú passam por Machu Picchu, Olianta, Tambo, Cuzco, Lima, Iquitos e Santa Maria. Finalmente, ele viaja de avião para Havana mas não aparece no filme. A direção é de Walter Salles e é uma coprodução da Argentina, Brasil, Chile, Reino Unido, Peru, Estados Unidos, Alemanha e França.



6. Hasta la vista: venha como você é
hasta-la-vistaTrata-se de uma comédia dramática que conta a história de uma viagem dhasta-la-vista1e 3 deficientes, Lars, que sofre de uma doença degenerativa e é paraplégico, Phillip, que é tretraplégico e Jozef, que é quase cego. Eles viajam para Espanha com o objetivo de perderem a virgindade num bordel do qual ouviram falar que as mulheres aceitam transar com pessoas como eles.

Para ler meus comentários sobre o filme no meu blog Verdades de um Ser clique no título do filme. Veja o trailer clicando na imagem abaixo.

7. Sob o sol da Toscana
sob sol da toscanaFrances, apelido de Francesca, após o seu divórcio em que é inescrupulosamente prejudicada e explorada pelo seu exmarido, perdendo a casa que reformara com recursos próprios oriundos de uma herança pela morte de sua mãe, se vê em situação de grande frustração e sem muitas perspectivas. Duas amigas lésbicas, uma delas grávida por inseminação artificial, Patti (Sandra Oh), resolvem transformar as suas passagens econômicas para uma excursão de gays que tinham programado para Toscana em uma única de primeira classe e a presenteiam para animá-la. A princípio ela resiste mas termina concordando em ir.

Lá encontra uma propriedade a venda e resolve abandonar a excursão e ficar  na propriedade que tenciona comprar na esperança de mudar de vida e encontrar um sentido para ela. A partir de então, iniciam-se uma série de acontecimentos que transformam a vida de Frances que se vê inserta na rotina italiana, no seu romantismo e na poesia.

Para ler os meus comentários sobre este filme no blog Verdades de um Ser, clique no título do filme. Veja o trailer clicando na imagem abaixo.

8. O Despertar de uma paixão

despertardeumapaixao“Kitty, uma jovem inglesa superficial e egoísta conhece o jovem Dr. Walter Fane quando está sendo pressionada pelos seus pais a casar-se. Com a paixão proveniente por parte do bacteriologista, eles se casam e vão morar em Xangai onde o doutor é pesquisador do governo inglês. O casamento é fadado ao fracasso, e após problemas conjugais, eles seguem para viver num povoado remoto da China onde está acontecendo uma epidemia de cólera.” [Fonte – Wikipédia]

Para ler os meus comentários sobre este filme no blog Verdades de um Ser, clique no título do filme. Veja o trailer clicando na imagem abaixo.

9. Antes que o mundo acabe

Antes-que-o-mundo-acabe“Daniel é um adolescente de 15 anos de classe média que mora no interior gaúcho, junto com a irmã Maria Clara, a mãe Elaine e seu marido Antônio. Ele namora Mim, mas a menina fica em dúvida se gosta dele ou do melhor amigo de Daniel, Lucas. Em meio a brigas, dúvidas e conflitos de uma adolescência do século XXI, Daniel se depara com mais um problema: o pai, que nunca havia dado sinal de vida, resolve lhe mandar uma carta. O homem mora na Tailândia e vai dar a Daniel uma nova visão sobre o mundo.” [Fonte – Wikipédia]

Rodado no Rio Grande do Sul.

10. Meia noite em Paris

Meia-noite-em-paris“Gil (Owen Wilson) é um escritor e roteirista americano que vai com a noiva Inez e a família dela à Paris, cidade que idolatra. Ele realiza vários passeios noturnos e sozinho, quando descobre que, surpreendentemente, ao badalar da meia-noite, é transportado para a Paris de 1920, época e lugar que considera os melhores de todos. Nessas “viagens”, Gil vai a várias festas onde conhece inúmeros intelectuais e artistas que admira e que frequentavam a cidade-luz naquela época:F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Ernest Hemingway, Salvador Dali dentre outros. Até que tenta acabar o seu romance com Inez, pois se apaixonou por Adriana (Marion Cotillard), uma bela moça do passado, e é forçado a confrontar a ilusão de que uma vida diferente (a “época de ouro” francesa) é melhor do que a atualidade.”
[Fonte – Wikipédia]



11. Na natureza selvagem

na-natureza-selvagem“Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.” [Fonte – Adoro Cinema]



12. Albergue espanhol

albergue espanhol“Xavier (Romain Duris) tem 25 anos e está terminando o curso de Economia. Um amigo de seu pai lhe oferece um emprego no Ministério da Fazenda, mas, para assumir o posto, o rapaz precisa saber a língua espanhola. Ele decide acabar seus estudos em Barcelona, para aprender a língua. Para isso, vai ter que deixar Martine (Audrey Tatou), sua namorada há quatro anos. Ao chegar em Barcelona, Xavier procura um apartamento no centro da cidade e acha um com mais sete estudantes, todos estrangeiros. Com eles, Xavier vai descobrir a autonomia e a sexualidade e iniciar a vida adulta.” [Fonte – Adoro Cinema]



13. Falando grego

falando-grego“Georgia (Nia Vardalos) é uma guia de turismo que está levando um grupo variado de turistas desajustados que preferem fazer compras do que visitar monumentos. Em um choque de personalidades e culturas, tudo parece dar errado, até que um dia, quando um viajante mais velho chamado Irv Gideon (Richard Dreyfuss), lhe mostra como se divertir, e para dar uma boa olhada na última pessoa que ela jamais iria esperar para encontrar o amor, com seu motorista grego (Alexis Georgoulis).” [Fonte – Wikipédia]



14. O caminho

O-Caminho“Tom tem uma relação difícil com o seu filho Daniel. No entanto, enquanto atravessava o Caminho de Santiago de Compostela, Daniel morre. Ao ir à Europa buscar o corpo do filho, Tom decide fazer também a famosa travessia espiritual, encontrando pessoas únicas e que mudarão a sua vida.” [Fonte – Telecine]



15. Doutor Jivago

doutor-jivago“A Revolução Russa de 1917 serve como pano de fundo para a história de amor entre um jovem médico aristocrata e uma plebéia.” [Fonte – Memocine]

Um triângulo amoroso, uma belíssima trilha sonora, a beleza de Julie Andrews, o carisma de Omar Sharif e a simplicidade de Geraldine Chapliin e os belos cenários da Rússia fazem deste filme um verdadeiro passeio. Veja o trailer clicando na imagem abaixo.

Forrest_Gump_poster16. Forrest Gump

Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran. [Fonte – Adoro cinema]

Para ler os meus comentários sobre este filme no blog Verdades de um Ser, clique no título do filme. Lá você também pode assistir ao filme original com legendas em português. Veja o trailer clicando na imagem abaixo.

17. Comer, rezar, amar

comer-rezar-amar“Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter – um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida – ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert sai da zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada por três países que se transforma em uma busca porautoconhecimento. Na Itália, ela encontra o verdadeiro prazer da gastronomia. Na Índia, explora sua espiritualidade com o poder da oração. Em Bali, encontra sua paz interior e, inesperadamente, equilíbrio de um verdadeiro amor.”  [Fonte – Wikipédia]

Veja o trailer clicando na imagem abaixo.



18. A volta ao mundo em 80 dias
volta-ao-mundo-80diasEste filme de 1956 é uma adaptação da obra homônima de Júlio Verne. Phileas Fogg (David Niven), é um nobre inglês que faz uma aposta milionária com seus amigos do clube onde passava todas as noites, seguindo os seus rígidos horários, afirmando que conseguiria dar a volta ao mundo em exatamente oitenta dias. Para cumprir a aposta, ele viaja num balão e enfrenta aventuras e perigos em todos os continentes por onde passa, sempre acompanhado de seu fiel criado francês Passepartout (Cantinflas), até finalmente conseguir cumprir o seu objetivo e ganhar a aposta milionária. Participa também do filme com uma interpretação exemplar, Shirley MacLaine como a princesa Aouda. Recebeu cinco Oscars em 1956, incluindo o de melhor filme. Como este filme é muito antigo, não temos o vídeo de seu trailer mas, consegui um filme com algumas cenas do longa. Para vê-las clique na imagem abaixo.

Para ler os meus comentários sobre este filme no blog Verdades de um Ser, clique no título do filme. Lá você também pode assistir ao filme original com legendas em português.

 

19. S.O.S.:Mulheres ao mar

sos mulheres ao marApesar de ser com atores globais, o que pra mim é um ponto muito negativo, é uma boa diversão. Uma mulher em crise no casamento resolve fazer um cruzeiro no mesmo navio onde o marido iria viajar com a amante para tentar reconquistá-lo e, vocês podem imaginar as situações não é? Junto com ela vão uma amiga e a empregada. Surgem cenas engraçadíssimas como, por exemplo, a de uma apresentação de um número musical pela amante do marido, para todo o navio. As paradas do navio são encantadoras. Você vai visitar a Itália – Roma e Veneza, e o Rio de Janeiro. E muito mar e um belíssimo navio de alto luxo.

Para ler os meus comentários sobre este filme no blog Verdades de um Ser, clique no título do filme. Lá você também pode assistir ao filme original. Veja o trailer clicando na imagem abaixo.



20. P.S.  Eu te amo
ps eu te amoUma jovem bonita, feliz e realizada, casa-se com o homem de sua vida. Um homem divertido e apaixonado. Ele fica doente e morre, deixando-a em estado de choque. Antes de falecer, ele deixa para ela um monte de mensagens. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: “P.S. Eu te amo”. A mãe dela e suas melhores amigas, estão preocupadas porque as cartas mantém a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as cartas estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida. Fonte – Wikipédia. Locações belíssimas na Irlanda.

Para ler os meus comentários sobre este filme no blog Verdades de um Ser, clique no título do filme. Lá você também pode assistir ao filme original com legendas em português.Veja o trailer clicando na imagem abaixo.

21. Meus dias no Cairo

meus dias no cairo-capaJuliette (Patricia Clarkson) trabalha como editora de uma revista no Canadá. Ela e seu marido (Tom McCamus), um funcionário da ONU que trabalha em Gaza, resolvem se encontrar no Cairo durante o período de férias. Atarefado, o marido acaba não chegando no dia combinado e pede para que seu amigo Tareq (Alexander Siddig) cuide de sua esposa. Juliette vai aos poucos se apaixonando pela cidade e pelo novo amigo. [Fonte – Adoro cinema] Veja o trailer clicando na imagem abaixo. Para ler meus comentários sobre este filme no meu blog Verdades de um Ser clique no título dele.

Obs. Por sugestão de uma leitora, este filme foi também incluído na relação, uma vez que ele mostra muitos aspectos da vida e das paisagens do Egito. Veja o trailer clicando na imagem abaixo. Veja também meus comentários sobre ele no blog Verdades de um Ser clicando sobre o título do filme.