Caruaru é a maior cidade do interior do Estado, contando atualmente com cerca de 315 mil habitantes. É conhecida como Capital do Forró pois, na época do São João, a animação por lá é grande, durando as comemorações mais de uma semana e, concorre com a paraibana cidade de Campina Grande pra saber onde é maior a animação. Fica a uma distância de 135km de Recife, sendo famosa também pela sua feira, onde se encontram muitos artesanatos de barro, tendo o Mestre Vitalino tornado esta arte mundialmente conhecida, inclusive com exemplares de sua obra no Museu do Louvre, em Paris, França. Há outras cidades interessantes de serem visitadas nas suas proximidades como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, conhecidas pelas confecções vendidas a preço de custo e Bezerros, que tem os famosos papangus na época do carnaval.

Há ônibus partindo da rodoviária de Recife a cada meia hora desde as 6 horas até 23 h 30 min durando cerca de 2 horas a viagem. De carro, consegue-se chegar em uma hora e meia. A cidade é cheia de atrativos que podem ser desfrutados em qualquer época do ano. Comece pela feira que tem todo dia e é uma das maiores feiras ao ar livre do mundo, tendo sido tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio imaterial do país. Lá você encontrará de tudo. Desde frutas e verduras até, como já foi dito, artesanatos diversos. Reserve uma manhã ou uma tarde para isso.

Também é um passeio imperdível visitar o Alto do Moura. Embora você já tenha visto grande parte dos artesanatos que encotnrará por lá, vale a pena a visita pois é lá que você poderá conversar com os artesãos trabalhando, alem de ser o bairro mais famoso da cidade. Lá, você também encontrará, muitas opções de restaurantes. Se você for se hospedar para passar mais de um dia, há dois hotéis nas proximidades: o Citi Hotel Residence, na av. Procurador Pedro Jorge, e o Hotel Village, na própria BR 232, bem próximo ao Alto do Moura.

No São João, festa popular festejada no mês de junho, você precisa passar pelo menos uma noite em Caruaru e conhecer o famoso forró. Não vá quando tiver os famosos porem péssimos conjuntos de forró estilizado. Procure as apresentações de forrozeiros de forró pé-de-serra como Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Rogério Rangel, Roberto Cruz, Nádia Maia, Irah Caldeira, Maciel Melo, entre outros. Nesse período, todas as noites durante todo o mês, há festa na cidade. Compareça e aproveite!

Anúncios